Pesquisar no blog

COMO CULTIVAR: Amor Perfeito/Viola

Ah o amor... Esta flor linda não poderia ter outro nome: Amor Perfeito! Sim. É linda,  perfeita e nossos olhos merecem apreciá-la durante todo o inverno, pois vai aquecer nossa alma e nosso coração. Veja abaixo como cultivar esta linda e romântica flor.

Figura: Zoom Amor perfeito/Viola
Descrição:

A Viola é um gênero botânico que inclui flores conhecidas como violetas e amores-perfeitos. É uma planta perene em locais de clima temperado e poderá ser cultivada durante todo o ano, mas também pode ser cultivada como planta anual, no outono e no inverno, em locais onde o verão é mais intenso.



Figura: Amor Perfeito/Viola em canteiros

A Viola é uma linda flor que pode compor vasos e canteiros, pois se recuperam bem após chuvas intensas. Em regiões onde o clima é mais frio uma floração mais intensa e em regiões mais quentes teremos uma floração com um número menor de flores, porém ainda sim de grande beleza. Atraem abelhas e borboletas para colorir seu jardim!

A ótima notícia é que além de deixar nosso jardim lindo de tão colorido esta flor ainda é comestível. Isso mesmo! Você pode compor pratos deliciosos com a flor do Amor-Perfeito.

Figura: Amor-Perfeito/Viola em vaso


Época de Floração do Amor Perfeito/Viola:

Em regiões mais frias teremos flores durante todo o ano.
Em regiões quentes como o norte e nordeste do Brasil teremos flores somente no outono, no inverno e no início da primavera.

Época de plantio do Amor Perfeito:

Final do verão e no inverno, pois temperaturas muito elevadas podem fazer inibir a germinação das sementes ou o crescimento das mudas.

Clima para cultivar Amor Perfeito:

Subtropical, Temperado e Tropical.

Requerimento de luz do Amor Perfeito:

Meia-sombra e sol

Dimensões do Amor Perfeito:

10 cm de altura por 20 cm de largura aproximadamente.

Tempo de germinação das sementes:

de 3 a 5 dias aparecem os primeiros sinais de germinação.

Instrução para o plantio de sementes do Amor Perfeito:

Figura: Profundidade das sementes de Amor-Perfeito/Viola
Figura: Espaçamento das sementes na sementeira ou no canteiro


Enterre as sementes apenas o suficiente para que elas fiquem cobertas.
Mantenha o solo úmido durante todo o período de germinação (de 3 a 5 dias).
O solo deve ser rico em matéria orgânica.

Figura: Sementeira


Transplantio de mudas de Amor Perfeito:

Figura: Muda de Amor-Perfeito/Viola


Após 14 dias da germinação a muda já estará estabelecida e você poderá fazer o transplantio para um vaso ou canteiro. O solo deve ser rico em matéria orgânica.
A altura da muda no vaso deve ser de 5 a 6 cm para facilitar o crescimento das raízes.

Figura: Altura do transplante da muda de Amor-perfeito/viola

Mistura para solo ou canteiro para Amor Perfeito:

O Amor-Perfeito/Viola necessita de uma mistura de solo rica em matéria orgânica.

1 parte de terra comum de jardim
1 parte de terra vegetal
2 partes de composto orgânico

Como montar um vaso para receber a flor de Amor Perfeito:


Figura: Vaso bem drenado para receber a flor de lonas (Agerato amarelo)


1 - Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 - Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 - Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e desfaça um pouco do torrão com as mãos para que as raízes se adaptem mais rapidamente ao vaso;
4 - Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores 

Adubação para o Amor Perfeito:
Deve receber uma adubação com maior teor de (P) Fósforo ou seja 4-14-8 (NPK) ou um suplemento de farinha de ossos ou superfosfato, além dos demais adubos.

Manutenção do Amor-Perfeito:

Apesar de ser uma planta perene, na maioria das regiões do Brasil esta flor deve ser tratada como anual terminando seu ciclo de vida (germinar, crescer e morrer) em um período de um ano, sendo necessário um novo plantio no ano seguinte. Deve ser cultivada em solo fértil e bem drenado. A irrigação deve ser feita periodicamente deixando a terra secar superficialmente entre as regas.


Fontes: www.tocadoverde.com.br, alphalembrancas.com.br, flores.culturamix.com, ultra-sensitive.wordpress.com, blogdaemejota.blogspot.com, algarte-saibamais.blogspot.com
Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia