Pesquisar no blog

COMO CULTIVAR: Angelônia

Oie, imagine uma plantinha que você pode cultivar tanto em vasos quanto em canteiros, o ano todo, coloridinha... Imaginou? Pois é, a Angelônia é assim. Esta flor fica linda em canteiros coloridos e dá um show em vasos também. Precisa de solo fértil para garantir uma linda floração e de irrigação umas 3 vezes por semana se estiver muito quente.


Figura: Angelônia zoom
Descrição da Angelônia:

Também conhecida como FLOR DOS ANJOS OU BOCA DE LEÃO DE VERÃO é uma flor muito resistente, pois se adapta bem a climas tropicas com muitas chuvas e calor.
Seu ciclo de floração começa bem rápido após o plantio podendo ser cultivada como planta anual, porém caso não queiram ter trabalho com o replantio também pode ser cultivada como perene e irá durar muitos anos. Sua reprodução espontânea é rápida surgindo novas mudinhas logo, logo.

Seu jardim também vai ficar mais perfumado, pois exalam um cheirinho bem parecido com o da maça, além de atrair borboletas e pássaros.

Figura: Angelônia em vaso

Figura: Angelônia em canteiros

Figura: Angelônia em canteiros

Figura: Angelônia atraem pássaros.

Figura: Angelônia em jardim

Época de Floração da Angelônia:

Durante todo o ano, mas principalmente temos florescimento na primavera e no verão.

Época de Plantio da Angelônia:

Nas regiões mais quentes ou temperadas durante todo o ano e em regiões mais frias plantar durante o final da primavera e no início do verão.

Clima para Cultivar da Angelônia:

Tropical, Subtropical

Requerimento de Luz da Angelônia:

Sombra e Meia-Sombra

Dimensões da Planta da Angelônia:

35 cm de altura por 40 cm de altura.

Tempo de Germinação das Sementes da Angelônia:

14 dias.

Instruções para o Plantio das Sementes da Angelônia:

Prepare o solo com uma mistura rica em matéria orgânica e  regue bem o solo. Posicione as sementes firmemente por cima da solo sem enterrar, pois as sementes necessitam de luz para germinar. O solo (substrato) deve ser mantido úmido até os primeiros sinais de germinação e após este período esperar o solo secar superficialmente para então regar novamente (3 vezes por semana).


Transplantio de Mudas de Angelônia:

Figura: Mudas de Angelônia


Após o tempo de germinação das sementes e a consolidação da muda faça o transplantio para um vaso ou canteiro. O solo deve ser rico em matéria orgânica para garantir uma floração exuberante e a regra para o transplantio é que o vaso ou canteiro deve ser bem drenado e receber uma base de solo e em seguida a muda. Depois é só preencher com mais substrato (solo) e regar.

Caso você for plantar em um canteiro faça um espaçamento de 40 cm por 30 cm entre as mudas.

Mistura para solo:

A mistura para solo para cultivar a Angelônia deve ser uma mistura rica em matéria orgânica.

1 parte de terra comum de jardim
1 parte de terra vegetal
2 partes de composto orgânico

Como montar um vaso para receber a flor:

Figura: Como prepara um vaso para receber uma muda


1 - Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 - Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 - Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e desfaça um pouco do torrão com as mãos para que as raízes se adaptem mais rapidamente ao vaso;
4 - Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores 


Adubação:

Deve receber uma adubação com maior teor de (P) Fósforo ou seja 4-14-8 (NPK) ou um suplemento de farinha de ossos ou superfosfato, além dos demais adubos.

Manutenção da Angelônia:

Regue a planta sem molhar as flores 1 vez por semana e para uma floração mais exuberante faça o replantio no final da primavera ou no início do verão cultivando a Angelônia como planta anual, mas se você não tem muito tempo e seguiu todas as regras de adubação pode tratar a sua planta como perene sem a necessidade de replantio, mas saiba que assim você não terá uma floração tão intensa.


Fontes: msucares.com, allposters.com, terracotajardinagem.com.br, http://www.thegardencontinuum.com, 
http://www.avelonline.com, www.emporiodassementes.com.br
Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia