Pesquisar no blog

COMO CULTIVAR: Áster

Que tal plantar um jardim de Áster?
A flor de Áster é cobiçada por seus caules longos, várias cores em tons de aquarela e também por ser perene com uma florada anual.


Figura: Áster
Descrição:

De aspecto delicado e charmoso, a áster é uma planta muito florífera. Ela apresenta ramagem bastante ramificada e folhas filiformes e pequenas, de coloração verde-escura. As flores reúnem-se em capítulos pequenos, com pétalas roxas e centro amarelo e saliente, muito parecidas com margaridinhas.


Figura: Áster em vaso


As flores de Áster Atraiem abelhas, borboletas, além de poderem ser usadas como Flor de corte.
Figura: Áster azul

Figura: Áster rosa em vaso


Figura: Áster sortidos

Época de floração da Áster

Floresce no verão e no outono.

Época de Plantio da Áster

Outono e Verão.

Requerimento de Luz da Áster

Necessita de sol pleno e meia sombra para poder crescer saudável.

Clima para cultivar a Áster

Subtropical, tropical, temperado.

Dimensões da Áster

de 30 a 45 centímetros de altura e 30 centímetros de largura.

Tempo de Germinação das Sementes de Áster



Até de 14 dias.



Instruções de Plantio das Sementes de Áster



  


Plante de 4 a 5 sementes por célula da sementeira a uma profundidade de 0,5 cm. Regue pela manhã ou a noite com um borrifador durante o tempo de germinação. Utilize um solo rico em matéria orgânica.

Transplantio das mudas de Áster


Quando a muda estiver com uma altura de 6 a 8 centímetros já é hora de transplantar para um vaso ou para um canteiro, mas atenção: A Áster é muito sensível ao transplante, então é importante que o a mudança seja feita para um local definitivo. Utilize um solo rico em matéria orgânica.
Em caso de canteiro observe a distância entre as valas, pois se trata de um ponto muito importante também na hora de plantar as mudas de Áster. A distância entre as valas deve ser de mais ou menos 40 cm e entre uma planta e outra deve ser de 30 cm.

Mistura para solo ou canteiro de Áster


A Áster necessita de uma mistura de solo rica em matéria orgânica.

1 parte de terra comum de jardim
1 parte de terra vegetal
2 partes de composto orgânico


Como montar um vaso para receber a Áster


Figura: Vaso para receber a Áster


1 - Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 - Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 - Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e desfaça um pouco do torrão com as mãos para que as raízes se adaptem mais rapidamente ao vaso;
4 - Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores.


Adubação da Áster

Fique atento também para a adubação do solo para onde as plantas serão transportadas. A proporção da adubação deve ser mais ou menos de 30 gramas de NPK para cada 150 gramas de esterco, isso por metro quadrado.

Manutenção da Áster

Deixe um espaço de tempo entre as regas para que a terra seque um pouco, especialmente no inverno. 
Quando for regar, não molhe suas folhas, apenas o solo. Também é importante que os vasos tenham aberturas para escoar a água não absorvida pelas plantas.




Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia