Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO CULTIVAR: Alface


Plantar alface é algo que pode ser divertido, além de servir como desculpa para sair de casa e aproveitar a natureza por um tempinho. Você economizará tempo, dinheiro e gasolina, pois não terá de dirigir até um supermercado para comprar alfaces. Isso também trará o extremo benefício da alface fresca, além da felicidade em consumir algo cultivado pelas próprias mãos. No final das contas, a alface é o vegetal mais fácil de cultivar.


O primeiro passo é escolher um vaso de pelo menos um palmo de profundidade e adequado para plantar alface. Em seguida, cubra o fundo do vaso com pedras ou com argila expandida, para que haja uma boa drenagem da água, impedindo que a terra fique encharcada e apodreça as raízes. Vasos de plástico costumam manter mais a umidade da terra do que os de cerâmica por serem impermeáveis, então, caso não tenha muito tempo para regar, prefira os de plástico.

Em seguida, é necessário cobrir o fundo de pedras e argila com uma manta de drenagem ou um pouco de areia, para que a terra do vaso não acabe escapando pelo fundo, junto com a água no momento da rega.

A próxima fase é colocar a mudinha de alface na terra. Caso a muda esteja em um saquinho, é necessário cortá-lo com muito cuidado para não desmanchar todo o torrão e nem quebrar as raízes, e então colocar a mudinha dentro do vaso. Quanto mais cuidado houver nesta etapa, maiores são as chances de adaptação da planta ao vaso.

Para finalizar a etapa do plantio de alface no vaso, é necessário preencher o vaso com terra até que apenas a parte do caule da planta esteja visível. Depois de preencher, basta apertar levemente a superfície ao redor da muda para que a terra fique bem firme e que a planta pegue bem o local. Tome cuidado para não apertar muito, pois as raízes podem acabar esmagadas.

Depois de plantar a muda de alface, deve-se regar o vaso e então colocá-lo em um local definitivo. A rega depende sempre da temperatura onde a planta está, o ideal é regar um dia sim e outro não e então ir observando a plantinha, caso ela murche no final do segundo dia, é melhor regar diariamente, dosando a quantidade de água.

Com essas dicas é possível cultivar várias hortaliças em vasos, como rúcula, agrião, chicória, alfaces, almeirão, entre outros.




fonte: http://www.portalangels.com; http://pt.wikihow.com