Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO CULTIVAR: Rosas Trepadeiras

Rosas trepadeiras adicionam um elemento vertical maravilhoso ao jardim, e ficam ótimas escalando uma cerca ou muro. As rosas trepadeiras Don Juan são favoritas entre jardineiros, ostentando flores vermelhas profundas durante todo o verão e um perfume forte de damasco. 



Folhas de cor verde-escuro brilhante decoram esse arbusto que sobe entre 2,5 a três metros. Para garantir que a rosa Don Juan tenha um bom começo no seu jardim, forneça as condições de cultivo adequadas e plante-a com cuidado, conforme o passo a passo abaixo.



Descrição:
Roseiras trepadeiras são coberturas lindas e elegantes para estruturas verticais ou horizontais.

Roseiras trepadeiras não são um tipo específico de roseira. O termo inclui qualquer variedade de rosa que cresça bastante, numa roseira abundante. Rosas desse tipo crescem de maneira descontrolada se não forem cuidadas, mas se atadas a uma treliça, você terá roseiras trepadeiras bonitas e arrumadas.




Como plantar rosas trepadeiras:

Plante rosas na primavera. Plantar roseiras trepadeiras no início da estação garantirá uma chance maior de ter uma raiz robusta antes do inverno. Você pode plantá-las no início do outono também, mas rosas plantadas no outono podem não ser tão fortes na estação seguinte.

Escolha um local apropriado. Rosas geralmente preferem sol intenso, de modo que o local em que plantá-las deve receber uma média de pelo menos seis horas de sol por dia. Um local que receba o sol da manhã vindo do leste é geralmente melhor do que aquele que recebe o sol da tarde do oeste.

O local escolhido deve ter bastante espaço. Roseiras trepadeiras tendem a tomar o espaço onde crescem, portanto elas devem ser posicionadas longe de árvores, arbustos e outras plantas.

Adicione fertilizante ao solo. Rosas precisam de luz e de um solo bem drenado que seja rico em nutrientes. Revolva o solo do canteiro usando uma colher de pedreiro ou uma pá e misture vários punhados de composto ao solo. Você deve misturar o suficiente de modo que 1/3 a 1/2 do canteiro consista de material orgânico.

Ensope mudas de raízes nuas. Roseiras trepadeiras são muitas vezes plantadas com raízes nuas, mas podem também vir de vasos ou pacotes. Plantas de raiz nua precisam ter a raiz mergulhada num balde de água morna, uma hora antes de serem plantadas.

Cave um buraco grande o suficiente para que a raiz caiba ali. Isto quer dizer que o buraco precisa ter cerca de 46 cm de largura por 31 cm de profundidade

Forme um pequeno monte de terra no meio do buraco. Raspe o solo no interior do buraco para formar um pequeno montinho.




Coloque a roseira no buraco. Deixe a roseira assentar no topo do montinho para suas raízes crescerem ao redor dele.

Preencha o buraco com terra. Adicione o solo que foi removido quando cavou o buraco, até que a raiz esteja totalmente coberta, mas a base da planta fique acima do solo. Cubra o solo com cuidado para evitar danos à raiz nua.

Regue a rosa. Não precisa encharcar o solo, mas ele deve estar úmido o suficiente para ajudar a roseira a se fixar na terra.




Espace as trepadeiras de 1 a 4 m. Trepadeiras que escalam paredes ou treliças precisam ficar cerca de 1 m separadas, mas trepadeiras que sobem por cercas precisam ter de 2,4 a 4 m de separação entre elas.

Atenção:
A Extensão Cooperativa da Universidade do Estado do Colorado sugere a poda para afastar quaisquer extensões ou ramos danificados, mas também observa que rosas trepadeiras como a Don Juan não precisam de poda regular, exceto para remover partes mortas ou feridas ou para manter a rosa em segurança




fonte: http://www.ehow.com.br/ - http://mulher.uol.com.br/ - http://pt.wikihow.com/ - http://www.ehow.com.br/ - http://www.jardimdeflores.com.br/ -